Nos posts anteriores, tratamos alguns temas interessantes a respeito de formação de líderes. Se você ainda não leu – e quiser ler, é claro – basta clicar nos títulos abaixo:
- Formação de líderes: investimento necessário?
- Ascensão e queda de um líder
- Por que conhecer a organização antes de propor ações para a liderança
E agora, vamos falar brevemente sobre uma abordagem que norteia nossas soluções de aprendizagem, sejam elas para líderes ou não: A Aprendizagem Acelerada. O conceito básico de aprendizagem acelerada é que o conhecimento deve ser construído em parceria com o aprendiz e não consumido por ele. Existe uma expressão em inglês – “spoon feeding” ou alimentar de colher – que representa exatamente esse conceito de dar a informação sem proporcionar a quem a está recebendo a oportunidade para pensar.
Além de fazer o aprendiz pensar, a abordagem da aprendizagem acelerada baseia-se no entendimento de que o aprendizado é mais eficiente quando o ambiente em que ele ocorre é positivo, quando as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem assumem total responsabilidade pelo seu aprendizado e quando há possibilidade de colaboração entre os envolvidos. Entende-se também que temos nossas diferentes preferências na hora de aprender e essa variedade precisa estar presente nos eventos de aprendizagem. E todo o conteúdo precisa estar contextualizado de modo a poder ser imediatamente aplicado.
Na prática isso quer dizer que as atividades propostas durante um evento de aprendizagem acelerada estimulam os participantes a refletir sobre o tema que está sendo apresentado de forma profunda, pensando em como sua experiência se relaciona a ele e chegando às conclusões que posteriormente são “amarradas” pelas teorias em si.
Desta forma, o que vemos em eventos dessa natureza são pessoas participando ativamente de diferentes atividades e, com isso, concluindo e obtendo insights importantes a respeito do conceito sem que nenhuma “palestra” tenha sido realizada.
Para quem está de fora, pode parecer que foram escolhidas atividades de forma aleatória, mas isso é tudo o que não acontece em workshops que adotam essa abordagem. Há um tempo considerável dedicado ao planejamento detalhado de tudo que irá acontecer ao longo daquele evento de modo que ele atinja seu objetivo. E o objetivo, normalmente é provocar um comportamento diferente que venha a contribuir para uma melhoria de desempenho para aquela organização.
De forma bastante resumida, um evento de aprendizagem acelerada se baseia em quatro momentos distintos: a PREPARAÇÃO, quando o participante é provocado a respeito do tema. Nesse momento, utilizam-se atividades que levantem a curiosidade dos participantes sobre o que será tratado naquele evento. Em seguida, a etapa de APRESENTAÇÃO, que muitas pessoas podem confundir com uma apresentação tradicional, mas é tudo o que essa etapa não é. Apresentação, no sentido da abordagem de aprendizagem acelerada é quando o conceito é revelado aos participantes. Mas nunca por intermédio de uma palestra interminável. Ao longo desse momento, os participantes são encorajados a se envolver ativamente, seja por meio de um jogo, ou de cartões com partes da informação que estão em poder dos participantes e devem ser revelados com suas opiniões à medida que são trazidos pelo facilitador ou outros recursos que promovam a participação. O terceiro momento é o da PRÁTICA, quando se faz uma espécie de verificação do que foi aprendido, com base em alguma atividade que exija que o participante possa experimentar seu entendimento do conceito. E, por último, a etapa de PERFORMANCE, que é quando o participante deve aplicar o que foi abordado ao longo daquele workshop à sua realidade, seja participando de discussões com seus colegas sobre casos reais ou um planejamento de aplicação do que foi aprendido no retorno ao ambiente de trabalho para uma posterior discussão sobre as reflexões, dúvidas e conclusões que experiência proporcionou.
Com todo esse poder na mão do aprendiz, a experiência e maturidade do facilitador em eventos que são criados dessa forma tornam-se um enorme diferencial, já que – ao contrário de quando se realiza uma palestra, em que todo o controle está na mão de quem está palestrando – pode acontecer uma variedade de resultados ao longo do evento de aprendizagem e cabe ao facilitador experiente garantir que o objetivo final – o comportamento ou o conceito que se espera que seja aprendido – seja atingido.
A aprendizagem acelerada é um recurso extremamente valioso para profissionais da área e, uma vez que seus conceitos estão claros para aquele que é responsável por elaborar e facilitar treinamentos, todo o processo fica mais fluido. Nós, da A2 Caminhos Corporativos estamos sempre nos atualizando em conceitos pertinentes a esse tema para poder oferecer as melhores soluções aos nossos clientes.
No próximo artigo, vamos compartilhar algumas experiências que tivemos utilizando este conceito de aprendizagem acelerada com alguns de nossos clientes.